|
“Sete Sermões aos Mortos” é o enigmático texto que Jung escreveu em 1916 e que assinou como Basílides (117 D.C.), um mestre gnóstico de Alexandria.
Stephan Hoeller, autor de obras sobre gnosticismo e psicologia junguiana, escreve: “A produção deste pequeno livro foi precedida por eventos estranhos e esteve repleta de fenómenos de natureza parapsicológica. Primeiro, vários filhos de Jung viram e perceberam 'entidades fantasmagóricas' dentro de casa, enquanto ele próprio sentiu uma 'atmosfera ameaçadora' à sua volta. Uma das crianças teve um sonho de tom religioso um pouco ameaçador, envolvendo um anjo e um demónio. Então, numa tarde de domingo, o sino da porta de entrada soou furiosamente. Podia-se vê-lo movendo-se freneticamente, mas não havia ninguém à vista que fosse responsável pelo acto. Uma multidão de 'espíritos' parecia encher a sala, na verdade a casa, e ninguém podia respirar normalmente no vestíbulo infestado de 'fantasmas'. O Dr. Jung gritou com voz perturbadora e trémula: 'Em nome de Deus, o que significa isso?' A resposta veio num coro de 'vozes fantasmagóricas': 'Voltamos de Jerusalém, onde não encontramos o que buscávamos'. Com essas palavras começa o tratado que se intitula em latim Septem Sermones ad Mortuos, e então continua em alemão com o subtítulo: "Sete Exortações aos Mortos escrito por Basilides de Alexandria, a cidade onde o oriente e o ocidente se encontram". Muitas foram as divagações despoletadas em que se teceram as mais dispares opiniões sobre o fenómeno, que para o próprio Jung se enquadra no domínio da parapsicologia. O texto é escrito numa linguagem de “estilo gnóstico”, que antecipa ideias que seriam desenvolvidas subsequentemente em teses científicas, sobretudo as referentes à natureza dual da psique, da vida em geral e de todos os postulados psicológicos. Neste workshop iremos mergulhar nas profundidades gnósticas do pensamento junguiano e perceber os aspectos fundamentais destes sermões aos mortos que, afinal talvez sejamos nós. A natureza dual e a reintegração serão algumas das realidades aí tratadas que procuraremos compreender vivencialmente. A Workshop será conduzida pelo Prof. Rui Lomelino de Freitas.
Data: 6/11/2020, das 19:00-22:00 (hora de Lisboa) Esta Workshop é disponibilizada nas modalidades Presencial, Online e Offline e tem o investimento de 40€: - Presencialmente terá lugar no Espaço Amar - Rua Rosa Araújo Nº34 - 5ºAndar, Lisboa (Inscrições limitadas); - Online (interactiva), será transmitida através da plataforma Zoom; - Offline, a gravação video será disponibilizada posteriormente. Inscrições: [email protected] NOTA: A Inscrição é feita mediante pré-pagamento e disponibilidade de vaga!
|
|